quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A REGRA DOS TERÇOS

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como se fosse um jogo da velha (algumas câmeras oferecem esse recurso para ser visualizado na tela de LCD; verifique as configurações da sua). Na fotografia, isso também é conhecido como "a regra dos terços".
Posicione nas intersecções das linhas os pontos que você considera mais interessantes na cena. Nas linhas propriamente ditas também podem ser mostrados pontos de destaque, como por exemplo os olhos de uma pessoa ou o horizonte. Esses pontos são conhecidos como pontos de ouro.
Esses pontos quando explorados fazem com que as fotos tenham uma certa harmonia, criando um ambiente totalmente interessante.
 
IMPORTANTE: Todas as dicas e técnicas servem como apoio, mas ninguém deve se preocupar apenas em decorá-las e se ater a aspectos puramente técnicos. Com o tempo e a prática, essas coisas acabam se tornando quase naturais. O que importa mesmo é exercitar sua criatividade: fotografe o que tiver vontade da maneira que você achar melhor - suas imagens terão personalidade própria.


Foto feita por minha aluna Melina

Se o copo estivesse no centro da foto ela não teria o mesmo impacto que temos com essa foto. Os pontos de ouro são uns dos primeiros lugares que olhamos em uma foto, por esse motivo eles são tão importantes na composição de uma foto.



Um comentário:

Felipe Luiz disse...

Belo registro. Ótima técnica!