sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PANNING

Nesse tipo de fotografia, o objeto principal fica nítido e o fundo desfocado - justamente por estar em movimento. Mas como conseguir tal efeito sem desfocar ou congelar toda a cena?




Antes de mais nada, certifique-se de que o flash esteja desligado. Ele é bastante útil quando a intenção é congelar uma cena - e não é isso que pretendemos. 

Se sua câmera possui a função "steady shot", desabilite-a também. Ela evita tremores acidentais de quem está fotografando e também ajuda a congelar a cena. É mais comum encontrar tal recurso em câmeras Sony e Panasonic.

Agora você precisa ajustar a velocidade do botão disparador. A maioria das câmeras oferece essa função para que o fotógrafo tenha a chance de sair junto na foto (aqueles 10 segundos que você tem para apertar o botão, sair correndo e fazer uma pose bonita). No caso de uma panning shot, 10 segundos é muito tempo; dois segundos seria o tempo ideal. 

Caso sua câmera permita o ajuste manual do 
tempo de exposição, selecione uma velocidade mais ou menos baixa (entre 0,5 e 1 segundo já está bom, mas isso pode variar de câmera para câmera). 


 
Vamos então ao momento da foto propriamente dito. Vá a um local movimentado, onde você possa ficar algum tempo treinando. É provável que suas primeiras fotos não fiquem muito interessantes, mas esta é uma daquelas técnicas que só serão aprimoradas depois de algum tempo de treinamento. 


 

Escolha o objeto que você deseja fotografar e comece a acompanhá-lo com a câmera (você precisará movimentar a câmera a uma velocidade quase igual a do objeto). Assim que você começar a acompanhar o objeto, pressione o botão disparador (lembre-se de que ele só registrará a imagem após dois segundos) e continue acompanhando durante mais alguns segundos.




Basicamente, é isso. Os ajustes variam de câmera para câmera, e você deve conhecer bem a sua para obter resultados satisfatórios. Se você tiver um tripé, ele poderá lhe ser útil nesse caso. Teste todos os ajustes possíveis: só assim você encontrará o ideal.





BÔNUS!
Se a sua câmera é como a minha e não permite o ajuste manual do tempo de exposição, aí vai uma dica quente! ;) 

Ao invés de ajustar a exposição de acordo com a iluminação da cena inteira ("exposure based on the entire frame"), escolha apenas um ponto central como base ("exposure based on brightness of a central point"). Fazendo isso, um pontinho aparecerá no centro da tela de LCD de sua câmera - é através desse ponto que a iluminação será medida, o que modificará o tempo de exposição.

Para uma exposição curta, mire o pontinho em um objeto claro (de preferência branco) e pressione o botão disparador até a metade; faça o enquadramento como preferir e pressione o botão até o final. Faça isso quando você quiser congelar uma cena ou caso você deseje uma imagem sub-exposta.
 
 
Iluminação medida através dos pêlos brancos do gato: a imagem ficou sub-exposta, escura demais e sem detalhes
 
 
Para uma exposição um pouco mais longa, mire o pontinho em um objeto escuro (de preferência preto) e pressione o botão disparador até a metade; faça o enquadramento como preferir e pressione o botão até o final. Faça isso quando você quiser captar movimento ou caso queira uma imagem super-exposta.
 

Iluminação medida através do sofá preto: a imagem ficou super-exposta, clara demais e com uma aparência fantasmagórica
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: