DSLR, RAW, Tilt-Shift... a fotografia tem termos que confundem qualquer um. Conheça seu significado e saiba o que realmente importa
Ao olhar as especificações técnicas de uma câmera fotográfica digital, é fácil ficar confuso. Uma câmera que fotografa em RAW é melhor que uma que fotografa em JPEG? Um modelo que grava em AVCHD é uma boa opção para fazer filmes? O que é mais útil, uma tela LCD maior ou uma sensível ao toque? E o que é um cartão SDXC?
Vamos ver a seguir o significado de vários termos usados no mundo da fotografia e dos principais recursos encontrados nas câmeras modernas, para você não se perder na hora da compra, nem desperdiçar dinheiro com recursos dos quais não precisa.
Megapixels: mais é melhor?
Se o usuário pretende tirar fotos somente para enviá-las por e-mail para os amigos ou imprimir em tamanho convencional, uma câmera com praticamente qualquer resolução (medida em megapixels) consegue executar a tarefa. Mesmo assim, ter mais pixels permite mais flexibilidade: é possível imprimir imagens com mais nitidez em tamanhos maiores, ou recortar e imprimir detalhes das fotos com boa qualidade. Atualmente a maioria das câmeras no mercado oferece uma resolução de no mínimo 10 megapixels, o que muitas vezes é mais do que o suficiente para alguns usuários.
5 megapixel são suficientes para impressões nítidas de até 20x25 cm; 8 megapixel são suficientes para fotos de 24x30cm e uma câmera de 10 megapixel pode produzir resultados aceitáveis de até 28x35cm, apesar de poder perder alguns detalhes. Fotografias produzidas em uma câmera de 13 megapixel ficam boas em impressões de 30x40cm e podem ser “esticadas” a até 40x50cm se for preciso. Muitas câmeras digitais SLR (single-lens reflex) excedem os 13 megapixel, o que possibilita que as imagens possam ser recortadas de maneira criativa sem perder qualidade.
Notem a perda de resolução dessa foto, isso acontece porque a quantidade de megapixel regulada na câmera é muito baixa, e por isso quanto mais apliamos, mas ela se distorce.
Essa foto também tem perda de resolução, apesar de que nesse tamanho ela se torne quase imperceptível, mas tente ampliar ainda mais essa foto. Com certeza teremos problemas com isso. Se tentassemos revelá-la, ela sairia horrível, cheia de pixels aparecendo.
Essa já tem uma qualidade muito melhor, isso porque a resolução foi colocada bem alta na câmera.
Qualidade de imagem
Mais megapixels não significa automaticamente melhor imagem. Câmeras com sensores e lentes maiores tiram fotos melhores, independente da resolução. É por isso que as DSLRs (digital single-lens reflex, as grandes e pesadas câmeras com lentes intercambiáveis usadas por profissionais) tiram fotos tão incríveis. Se o usuário não puder testar os equipamentos antes de decidir qual deseja levar, é importante verificar as especificações para ver o quão grande é o sensor, além de checar o tamanho físico da lente na frente da câmera. Se ambos forem grandes, provavelmente a qualidade de imagem oferecida será boa.
Tamanho, peso e design
Para alguns usuários, o quanto uma câmera pesa e se ela cabe no bolso podem ser fatores mais importantes do que a resolução. Câmeras mais finas são convenientes, mas geralmente têm poucos modos de exposição e poucos botões, o que dificulta na hora de mudar as configurações para bater a foto.
Câmeras menores normalmente não têm muitos controles manuais, e o usuário se torna dependente do modo automático que escolhe automaticamente os melhores ajustes para a foto. O modo automático normalmente faz um ótimo trabalho, mas o usuário tem menos controle sobre a foto, o que pode ser ruim para quem passou da fase de “amador” e busca imagens mais sofisticadas.
Câmera Compacta da Sony
Câmera DSLR Profissional da Nikon
Zoom e estabilização de imagem
Câmeras mais baratas muitas vezes carecem de zoom óptico poderoso, mas isso está mudando. Entre a nova geração de câmeras de baixo custo existem algumas de bolso com o chamado “megazoom”: são câmeras compactas com lentes de zoom óptico que pode chegar a 10x ou mais.
Se for preciso escolher entre uma câmera com mais zoom óptico e outra com maior resolução, o ideal é pegar o modelo com as lentes zoom mais poderosas. Assim não será preciso apelar para recortes e ampliação digital para aproximar um detalhe da imagem, o que inevitavelmente resulta na perda de resolução (e consequentemente nitidez).
Existem câmeras hoje que oferecem zoom de até 30x. Elas são ótimas para fotografar a natureza ou esportes, mas a não ser que o dispositivo tenha uma boa estabilização de imagem (procure por uma câmera com estabilização óptica, às vezes chamada O.I.S.) ou um obturador muito rápido, será preciso um tripé ou mãos muitos firmes para evitar que as fotos fiquem borradas ao usar o zoom. O usuário deve experimentar o autofoco da câmera no zoom máximo: já vimos alguns modelos que focaram mais devagar no zoom máximo em ambientes com pouca luz.
Note que nem todas as câmeras megazoom são iguais. Na hora de tirar uma foto em grupo, por exemplo, os integrantes precisam se apertar para caber no quadro. Uma lente grande angular pode resolver esse problema, então preste atenção na numeração da lente: o menor número é a grande angular, e o maior é a teleobjetiva (zoom).
Se a maioria das suas fotos são paisagens ou com objetos agrupados em um mesmo quadro, a numeração da grande angular é a mais importante; ela permite capturar mais partes da cena quando a lente está totalmente retraída. Uma boa grande angular tem 28mm ou menos; quanto menor o valor, maior a área da cena que será captada.
É preciso tomar cuidado com as taxas de zoom anunciadas: muitos vendedores combinam o zoom óptico (que move as lentes para ampliar o objeto) com o zoom digital, que simplesmente amplia digitalmente a imagem. Ignore o zoom digital. O zoom óptico é o que realmente importa, permitindo que você aproveite toda a resolução da câmera.
ZOOM OPTICO 10X
ZOOM OPTICO 20X
ZOOM OPTICO 30X
CONTINUA...
Um comentário:
me apaixonei por essa HS10 da fuji *-*
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