quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Entenda a linguagem da fotografia - Parte 3

Som e Vídeo

A maioria das câmeras de hoje é capaz de filmar, e algumas até gravam vídeos em alta definição (720p ou 1080p). Caso você planeje fazer muitos vídeos, há alguns fatores que precisam ser considerados. 
Por exemplo: o zoom óptico da câmera pode ser ampliado ou retraído durante a filmagem? Parece bobagem, mas a vasta maioria das câmeras não oferece este recurso, o que torna impossível mostrar o detalhe de uma paisagem e uma visão geral na mesma cena.
Outra questão: e possível usar o autofoco durante a gravação? Novamente isso é algo que nem toda câmera oferece, e não há nada mais irritante que mudar de uma bela paisagem para o rosto de uma pessoa e a câmera não ajustar o foco, deixando o rosto completamente borrado.
Também é necessário verificar se os softwares de edição de vídeo mais populares suportam o formato no qual a câmera grava. Isso é verdade na maioria das câmeras, mas o formato AVCHD, usado por muitos modelos, ainda é incompatível com alguns softwares. Entretanto, arquivos neste formato podem ser enviados diretamente para o YouTube sem conversão, o que resulta em melhor qualidade nos clipes que você compartilhar online.
Caso esteja indeciso entre uma DSLR e uma câmera point-and-shoot avançada, verifique se a DSLR escolhida grava vídeo. Um número crescente de DSLRs captura vídeo em alta definição, e os sensores e lentes maiores significam que a qualidade de vídeo geralmente é espetacular. 


Sony H50 Filma em High Definition 720p


 Canon EOS 5D Mark II Filma em Full High Definition 1080p






 Canon EOS 7D Filma em Full High Definition 1080p




 Canon PowerShot SX20 IS Filma em Full High Definition 1080p




 Canon EOS T2i Filma em Full High Definition 1080p




 Sony DSC-W310 Filma em  formato normal AVI


 Sony NEX-3K Filma em formato normal MP4


Diferenças entre HD (High Definition) e Formato Normal



Configurações de exposição

Todas câmeras digitais permitem ao usuário fotografar em um modo totalmente automático: basta apertar o botão e a foto fica pronta. Muitos equipamentos oferecem modos que priorizam o diafragma e o obturador. Neles é possível ajustar o quanto o diafragma vai se abrir e por quanto tempo o obturador ficará aberto, e a câmera automaticamente controla as outras variáveis para obter a exposição ideal. 
Tipicamente, o controle do diafragma é utilizado para definir a profundidade de campo da imagem. Por exemplo, para borrar o fundo de uma foto enquanto deixa o primeiro plano nítido. Já o ajuste do obturador pode ser usado para capturar com precisão objetos que se movem rapidamente. No primeiro exemplo, uma câmera que depende exclusivamente do modo automático tentaria manter tanto o fundo quanto o primeiro plano focados, e no segundo exemplo provavelmente “borraria” o objeto. 
Geralmente, câmeras que oferecem modos de prioridade também possuem controle de exposição totalmente manual, no qual ambos os ajustes podem ser modificados. Esses modos permitem adaptar a câmera a quase todo tipo de situação.


Câmera automática - Ela configura o tempo de exposição do obturador e a abertura do diafragma, o que acaba causando fotos borradas.




Câmeras com modo manual permitem a configuração do tempo de exposição do obturador, criando imagens congeladas.


A abertura do Diafragma é a responsável pela profundidade das fotos, criando assim o efeito de fundo desfocado. Nessa imagem o Diafragma está com a abertura em f5,6




Nessa imagem o Diafragma está com a abertura em f8




Nessa imagem o Diafragma está com a abertura em f14




Nessa imagem o Diafragma está com a abertura em f22




Nessa imagem o Diafragma está com a abertura em f36




Com um tempo grande de exposição do obturador criamos efeitos como esse




Com um tempo grande de exposição do obturador criamos efeitos como esse




Com um tempo curto de exposição do obturador criamos efeitos como esse, congelamos perfeitamente a imagem


Menus

Ao avaliar uma câmera, considere o quão fácil é acessar as configurações básicas como resolução, modo macro, flash, e ajustes de exposição e se é simples rever as fotos recém-tiradas. Botões em excesso fazem o usuário gastar tempo demais tentando descobrir o que cada um deles faz. e menus demais fazem com que muito tempo seja perdido em busca de uma opção ou comando.


Sony DSC-W310



Canon EOS 5D Mark II



Canon EOS T2i



Nikon D90



Nikon D5000



Sony HX1




Modos de cena

Os fabricantes de câmeras tentam atrair possíveis compradores, particularmente fotógrafos iniciantes, com um grande número de modos de cena pré-definidos para uma variedade de situações como praia, fogos de artifício e embaixo d’água. Entretanto, selecionar os modos menos comuns geralmente requer uma viagens através dos menus, e muitos cliques nos botões, ou seja, perda de tempo.
Mas há câmeras que permitem ao usuário atribuir modos de cena específicos (ou personalizados) a certos botões, facilitando o uso. Algumas câmeras DSLR geralmente oferecem múltiplas posições no botão de controle para armazenar configurações personalizadas, e algumas point-and-shoot permitem ao usuário salvar seus ajustes favoritos como um novo modo de cena.
Uma ferramenta útil oferecida por muitas câmeras point-and-shoot é a detecção de faces. Ao encontrar o que imagina ser um rosto, a câmera tentar otimizar tanto o foco quanto a exposição para que ele saia o mais nítido possível, evitando aquelas fotos em que tudo, menos o rosto dos seus amigos na festa, está em foco.
Outras tem reconhecimento de faces, algo um pouco mais avançado. Você pode dizer para a câmera “este é o rosto da Maria” e, ao encontrar a Maria em uma cena, a câmera fará o possível para que o rosto dela seja o mais nítido, mesmo à custa de outras pessoas na foto. 
Também é comum encontrar o “modo sorriso”, que tira automaticamente a foto quando a pessoa em frente à lente sorri. Isso é ótimo para fotografar bebês, ou pessoas que costumam sair com uma cara mal-humorada nas fotos. A “detecção de piscada” é similar: a câmera só bate a foto depois da pessoa piscar, evitando que ela saia de olhos fechados.




 Seletor de Cenas



  Seletor de Cenas




Detector de Faces



Detector de Sorriso




Cenários mais comuns utilizados pelas câmeras



Cenários mais comuns utilizados pelas câmeras




CONTINUA...






Nenhum comentário: