sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Entenda a linguagem da fotografia - Parte Final

Truques extras

Com a guerra de megapixels oficialmente terminada, os fabricantes de câmeras agora concentram seus esforços em formas de diferenciar os produtos dos demais. Alguns recursos integrados à câmera já valem o preço da compra sozinhos, e isso varia de acordo com a marca.
Por exemplo, a Casio tem um modo de captura de alta velocidade em muitas de suas câmeras que tira até 60 fotos por segundo. Enquanto a Nikon tem uma câmera  com um projetor embutido, a Sony tem um modo “Sweep Panorama” que permite criar instantâneamente fotos panorâmicas quando o usuário aperta o botão e move a câmera de uma lado para o outro da cena.
Tanto Olympus quanto Canon possuem modos de cena que fazem objetos grandes parecerem miniaturas (conhecido como tilt-shift) e outros fabricantes têm modelos que incluem alguns gigabytes de memória flash. Quando se trata de câmeras, não tenha medo de mergulhar nos detalhes; pode ser que haja uma função bacana escondida no meio das especificações que por si só pode valer a compra.
Câmera da Cásio com Ultra Velocidade, captura até 60 fotos por segundo


Câmera Nikon com projetor embutido



Câmera da Sony com função Sweep Panorama Function, cria fotos panorâmicas apenas arrastando a câmera, na horizontal



Câmera da Sony com função Sweep Panorama Function, cria fotos panorâmicas apenas arrastando a câmera, na vertical


Foto panorâmica feita pela câmera da Sony


Câmera da Canon com efeito Tilt-Shift, que simula a miniaturização da imagem.



Balanço de branco

Quase todas câmeras digitais permitem ao usuário ajustar o balanço de branco. Essa configuração diz ao equipamento quais elementos em uma foto devem ficar brancos, e por consequência quais devem parecer pretos e como todo o resto deve ser.
Caso o usuário seja muito meticuloso ou preocupado com a precisão da cor, o recomendado é procurar por um modo de calibração manual: em vez da câmera decidir automaticamente o que é branco, o usuário diz isso a ela, mirando a lente em um objeto como uma folha de papel e apertando um botão.







LCD e Visor (viewfinder)

Todas câmeras digitais têm uma tela LCD; elas podem de variar de tamanho entre 1.8 até 3.5 polegadas. Tamanhos menores limitam a visualização das fotos recém-tiradas. Um bom LCD é essencial para saber se a foto saiu como planejado e se a exposição está correta.
Alguns modelos novos possuem telas LCDs sensíveis ao toque que permitem ao usuário tocar em uma parte da cena para ajustar o foco e facilitam a navegação pelos menus. Caso escolha um modelo com LCD touch-screen, é importante checar se a tela possui uma boa resposta (ou seja, se reage rapidamente ao toque) e ficar atento a fatores como marcas de dedo, por exemplo. 
A qualidade do LCD varia muito: muitos ficam “lavados” sob a luz do sol ou granulados em ambientes com pouca luz. Em outros casos, as cores pode se distorcer se a câmera for inclinada. Se por possível, teste o equipamento ao ar livre antes de comprar.
Há modelos com um visor (viewfinder), que é útil na hora de enquadrar as fotos em dias muito ensolarados e ajuda a economizar bateria (se você desligar o LCD e usar só o visor). Talvez a melhor maneira de garantir uma boa exposição da imagem seja observar o histograma da foto no LCD (se a câmera oferecer essa ferramenta). O histograma é um gráfico que mostra os pontos com muita luz que ficam estourados ao ponto de ficarem totalmente brancos, e sombras superexpostas que aparecem totalmente pretas.



 LCD Touch Screen - Tela sensível ao toque


  LCD frontal para fazer fotos de você mesmo


  LCD + Viewfinder - Escolha o que você achar melhor



  Viewfinder, opção para economizar bateria e melhorar o enquadramento


  Imagem vista do Viewfinder


  Histograma, ajuda a melhorar a intensidade de luz que está sendo registrada




Estabilização de Imagem

Algumas câmeras oferecem um recurso “anti-tremor” chamado de estabilização de imagem, seja em um modo de foto ou como uma ferramenta que pode ser ligada ou desligada. Isso é útil ao tirar fotos em situações em que é difícil conseguir uma imagem nítida, como em ambientes com pouca luz. Uma desvantagem ao tirar fotos com estabilização de imagem é que em algumas câmeras não é possível usar esse recurso combinado com outro modo de cena.
A maioria das point-and-shoot usa software para estabilizar a imagem, mas câmeras mais avançadas, incluindo SLRs, tendem a aplicar um de dois métodos: estabilização óptica de imagem, no qual a lente se mexe para compensar o movimento, ou movimentação do sensor, no qual a posição do sensor de imagem é ajustada para corrigir o tremor.






Wireless

Usar Wi-Fi para transmitir imagens para o computador, impressora ou compartilhar em um site pode parecer algo atraente, já que você se livra da complicação de cabos, docks e leitores de cartão, mas é recomendável testar esse recurso de antemão: em muitos casos durante nossos reviews o envio fotos via Wi-Fi não funcionou sem problemas, e no final das contas a diferença de preço em câmeras com este recurso não valia a pena. 
Mas você não precisa de uma câmera com Wi-Fi integrado para enviar as fotos diretamente para o computador ou a internet. Cartões Eye-Fi permitem fazer isso em qualquer câmera que aceite cartões SD comuns: os cartões tem, além da memória, uma minúscula “placa Wi-Fi” que faz o envio das imagens. Há vários modelos, com capacidades que vão de 4 a 8 GB e recursos variados.




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