Muitas vezes fazemos viagens maravilhosas e visitamos lugares incríveis, com paisagens lindas ou monumentos históricos e nada mais natural que querer registrar cada momento da viagem, então tiramos várias fotografias com nossas câmeras digitais e quando retornamos para casa e revemos as fotografias percebemos que não ficaram tão boas assim, ou seja, a fotográfica não capitou toda a beleza do local. Existem varias técnicas e macetes para fotografar melhor, varias configurações e equipamentos, selecionei algumas dicas fáceis de utilizar para pessoas com qualquer tipo de maquina fotográfica, com certeza melhorarão muito suas fotos.
A HORA MÁGICA
É a hora em que podemos captar as cores mais intensas da paisagens, temos os efeitos das sombras suaves e contraste e saturação perfeitos. Mas que hora é essa? Bem não é exatamente um horário especifico, mas aproximadamente meia hora antes do por do sol ou se você gosta de acordar cedo meia hora antes do nascer do sol, neste pequeno período a incidência da luz muda muito rapidamente criando varias nuances belas e diferentes.
Nascer do Sol |
Pôr do Sol |
FUJA DO CLICHÊ
Colocar o assunto no meio da foto é comum, tirar fotos de pessoas, monumentos enquadrando bem no meio da foto, experimente colocar a pessoa em um canto do enquadramento e captar o ambiente também, o mesmo vale para coisas, por exemplo, você pode captar uma construção ou monumento enquadrando-o no canto da fotografia, os outros elementos que saírem nas fotos mostrarão de maneira mais realista o tamanho do monumento em relação ao conjunto e a harmonia entre eles.
CONHEÇA SEU EQUIPAMENTO
É preciso conhecer as configurações de sua câmera, mesmo não sendo sofisticada, a maioria das câmeras tem ajuste de cores e de “brancura” experimente alterar um pouco as configurações principalmente para dias muito ensolarados a ordem é experimentar, além disto sua câmera com certeza oferece outros recursos leia o manual!
ENTENDA O FLASH
Parece incrível, mas às vezes o dia está ensolarado e vamos tirar uma foto contra o sol e o retrato sai escurecido, o mesmo vale quando tiramos fotos de algo com uma fonte de luz ao fundo, a fonte de luz ou a luz do sol ficam brilhantes e o assunto da foto escurecido, nessas horas pode-se usar o flash mesmo de dia para captar tudo e não deixar que a fonte de luz mate a foto é o que chamamos de flash de preenchimento. Flash desnecessário, o flash só alcança uma distância de aproximadamente 5 metros mais que isso não adianta… na hora de fotografar shows e espetáculos não é necessário flash, a luz do palco é suficiente, o flash só vai deixar as cabeças das pessoas a sua frente mais brancas.
FIRMEZA
É muito chato percebemos que tiramos um monte de fotos borradas e tremidas por simples falta de firmeza na hora de capturar a imagem então não se esqueça de segurar sempre a câmera com as duas mãos, use um mini tripé, apoie os braços no peito e aperte o botão com suavidade para não tremer.
MEXA-SE
Você só tira fotos de pé… então está na hora de se mexer, tente tirar fotos de outros ângulos além dos usuais, abaixe, deite no chão, tire a foto por cima, com certeza você encontrara perspectivas incríveis.
Um comentário:
adorei valeu a dica rsrrs
Postar um comentário